terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como Surgiram as notas Musicais


Os nomes usados para designas as notas musicais tiveram origem nas letras dos diferentes alfabetos, como ainda hoje se usa nos países anglo-saxões, onde o A corresponde ao lá, o B ao si, o C ao dó, o D ao ré, o E ao mi, o F ao fá e o G ao sol. Nos países latinos e eslavos, a denominação das notas musicais deve-se ao monge italiano Guido D"Arezzo que viveu no século XI. Em seus tratados, ele idealizou um sistema para recordar os tons das sete notas. Para isso, usou as sílabas iniciais de cada verso do Hino a São João Batista: Ut queant laxis/ Resonari fibris/ Mira gestorum/ Famuli tuorum/Solve polluit/ Labii reatum/ Sacti Ioannis. Assim surgiram ut, ré, mi, fá, sol, lá - e o si, formado pelas iniciais do nome do santo. Em 1693, o nome ut, que era difícil de pronunciar no solfejo - leitura ou entonação dos nomes das notas em uma peça musical -, foi substituído por dó. No entanto, em alguns países, como a França por exemplo a primeira nota da escala continua sendo chamada Ut.

UTqueant laxis
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum
SOLve polluti
LAbi reatum
SANcte Ioannes

Que significa:

"Para que nós, teus servos,
possamos elogiar claramente
o milagre e a força dos teus atos,
absolve nossos lábios impuros, São João"

O sistema de Guido d'Arezzo sofreu algumas
pequenas transformações no decorrer do tempo
a nota Ut passou a ser chamada de dó
e a nota San passou a ser chamada de si
por serem as inicias em latim
de São João, Sancte Ioannes,
enquanto que a pauta ganhou linhas e espaços




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